[Publieditorial] Sobre a importância de se pensar antes de se fazer

2009.junho.10 at 8:22 pm 3 comentários

Pois bem, quem me conhece sabe que eu tenho lá meus preconceitos com o Photoshop. Não nego a utilidade, e em alguns casos a necessidade, da manipulação, mas também tenho meu lado purista-sempre-fotografei-com-filme-e-não-quero-nem-saber. Só que o mercado exige, e eu confesso que sim, tenho deixado meu preconceito de lado e estudado o tal “Salvo até a Suzana Vieira”. Faz parte…

Então eu recebi no meu email o comunicado sobre o curso Imagens Híbridas, do Grupo Luz de Ribeirão Preto. Até aí, normal, minha caixa de entrada é lotada de emails de cursos. A diferença, neste caso, é que o curso me foi recomendado por várias pessoas, em listas de discussão ou diretamente, por que graças ao Brasílio Wille e o próprio Grupo Luz, o curso acontecerá em Curitiba. Chance interessante de aprofundar esse negócio de Photoshop que está me fazendo falta, né.
Explico:
Normalmente, quando a geral fala de photoshop, manda um sem-vergonha de um “ah, dá pra consertar no PS”. E isso é o que mais me irrita sobre a prática da manipulação. Afinal de contas, eu estudei horrores, por muito tempo, pra fazer a foto o mais perfeita possível direto na câmera! Se eu quisesse uma foto qualquer pra tratar, não precisava ser fotógrafo, correto? Só que, ao mesmo tempo, é praticamente impossível você conseguir fazer uma foto como essa aí embaixo (não levando em conta a infinidade de outras fotos que são inviáveis de se fazer sem manipulação, nem q seja por custo de produção) sem passar no PS, concorda?
Foto após tratamento e manipulação
Pois é, o tal curso de Imagens Híbridas que Leonardo e Kauê Luz estarão ministrando no Solar do Rosário nos dias 3, 4 e 5 de julho vai exatamente de encontro a isso. Segundo o release deles (já que eu ainda não fiz o curso, mas estarei lá mês que vem), o propósito é pensar a imagem final, já tratada, a partir de fotos bem feitas, produzidas corretamente e tudo mais, justamente pra facilitar a montagem do efeito pretendido ao final do processo. Para entender melhor, eles mesmos me enviaram as fotos usadas pra compor a imagem acima, olha só:
A Modelo
O Cenário
O Fundo
Tá certo, tem mais algumas fotos que foram usadas, mas essas três já dão uma boa idéia do que eles estão fazendo, certo?

A princípio, dá pra fazer isso com fotos “quaisquer” (aspas BEEEEM grandes aqui, ok?) mas, pra quem se considera um profissional de fotografia, e pra quem pretende chegar lá um dia, é no mínimo justo reconhecer que, fazer e fazer direito são duas coisas bem diferentes, concordam?

Então tá aí. #Ficadica pra todo mundo que tiver condições, de participar do Curso de Imagens Híbridas do Grupo Luz, de Ribeirão Preto. O release oficial e o serviço do curso tão logo aí embaixo:

O curso tem a duração de 16 horas, apresenta novos recursos, novas técnicas e as novas ferramentas da versão CS4 com dinamismo e diversão, utilizando experiências reais com modelos, produtos e muita imaginação.
Levando as últimas novidades do photoshop, trazidas de Las Vegas e as tendências do Photoshop Conference, realizado em São Paulo, apresentadas pela dupla: Leonardo Luz (fotógrafo publicitário) e Kauê Luz (especialista em imagem).
O curso é voltado para fotografos, diretores de arte, designers e profissionais ou estudantes de comunicação.

E o servico completo:
Horário do curso
03/07, 6ª feira das 17h às 22h
04/07, sábado das 8h às 18h
05/07, domingo das 8h às 18h

Local: Solar do Rosário
Duque de Caxias, 04 - Centro Histórico
Curitiba, PR

Valor individual: R$ 490,00
Valor promocional até dia 22/06: R$ 430,00
* desconto para grupos acima de 4 pessoas

Contato: curso@grupoluz.com.br (16) 3966-1617

P.S.: Se você se inscrever no curso, e ficou sabendo dele (ou já ia se inscrever de qualquer jeito, mas viu este post, se convenceu de que vale a pena e não se importa em me dar uma mãozinha) via Lente Aberta, eu peço encarecidamente que, no ato de sua inscrição, você comunique isso à pessoa que estiver do outro lado da mesa/linha, pra podermos controlar o resultado deste post. Sim, esta postagem é um publieditorial, também conhecido por “post-pago”, o que significa que o pessoal do grupo Luz entrou em contato comigo para ajudar a divulgar o curso. E, em troca dessa divulgação eu receberei compensações financeiras. Espero que entendam que isso é algo muito bom, na verdade, pois é uma medida do reconhecimento ao meu trabalho aqui no blog, e principalmente isso significa que, se mais gente resolver entrar em contato comigo dessa forma, eu terei mais condições de manter o blog sempre atualizado e sempre com a qualidade de material que motivou o Grupo Luz a fechar essa parceria comigo agora.

P.S.2: É importante frisar que tirando as imagens, a ficha técnica e o serviço a respeito do curso, nada mais do material aqui é de autoria do Grupo Luz. Ou seja, isso é de fato minha opinião, e foi uma feliz coincidência eles terem me procurado, porque eu já estava vendo maneiras de participar do curso.

About these ads

Entry filed under: Publieditorial. Tags: , , , , , , , , , , , , .

Opa, Momento Merchã O Lente Aberta se expande!

3 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo ao espaço Lente Aberta, onde você encontrará informação, conteúdo e – volta e meia – algo que não presta tanto assim sobre o mundo da fotografia. Dúvidas, sugestões e esse tipo de coisa você pode colocar nos comentários em cada post, ou então mandar para lenteaberta@gmail.com.

PodPesquisa 2009

O Lente Aberta também participa da PodPesquisa 2009! Se você acompanha o Fotocast, passa lá e responde o questionário, por favor. Isso é importante para nós podcasters, pois queremos conhecer melhor o perfil do ouvinte para podermos melhorar a qualidade dos nossos programas cada vez mais. Obrigado! Pod Pesquisa

Flickr Lente Aberta

Tem alguém dormindo com a girafa

Fim de tarde na praia

Criança

Principio

Mais fotos

mais acessados

  • Nenhum

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: